Durante o curso Melhor Gestão,
Melhor Ensino, houve encontros presenciais eu e meu grupo lemos e analisamos o
texto "Avestruz", de Mario Prata.
Essa atividade foi desenvolvida
como parte de um treinamento que tem como principal objetivo ampliar a
capacidade leitora e escritora das principais pessoas envolvidas: nossos
alunos.
Público Alvo : Alunos do 6º ano
Tempo previsto: 6 aulas aproximadamente
Tempo previsto: 6 aulas aproximadamente
A sequência didática e/ou
situação de aprendizagem será desenvolvida da seguinte maneira:
-Levantamento de conhecimentos prévios: o que sabem sobre avestruzes, onde são encontrados;
-Análise do título e o que esperam encontrar no texto.
Durante a leitura:
-Leitura compartilhada, fazendo inferências em relação ao vocabulário do texto;
-Comentários sobre o uso de expressões populares como “estômago de avestruz” e “enfiar a cabeça num buraco como um avestruz”;
-Constatar a presença das linguagens formal e informal no texto;
-Verificar a presença do humor como recurso da linguagem.
Depois da leitura:
-Características da tipologia e do gênero (crônica narrativa);
-Questionar os alunos sobre que parte mais gostaram do texto e se o final foi o esperado;
-Pesquisa interdisciplinar em conjunto com Ciências e Geografia (como vivem e se há algum lugar específico no Brasil - criadouros);
-Reconto oral com registro dos fatos feito pelo professor na lousa;
-Reescrita em duplas para avaliar a estrutura do texto e a gramática.
-Digitar um dos textos, com todos os erros, e usar o data show para fazer a correção coletiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário