sexta-feira, 14 de junho de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - Profa. Márcia







Durante o curso Melhor Gestão, Melhor Ensino, houve encontros presenciais eu e meu grupo lemos e analisamos o texto "Avestruz", de Mario Prata.

Essa atividade foi desenvolvida como parte de um treinamento que tem como principal objetivo ampliar a capacidade leitora e escritora das principais pessoas envolvidas: nossos alunos.



Público Alvo : Alunos do 6º ano
Tempo previsto: 6 aulas aproximadamente

A sequência didática e/ou situação de aprendizagem será desenvolvida da seguinte maneira:

Antes da leitura:
-Levantamento de conhecimentos prévios: o que sabem sobre avestruzes, onde são encontrados;
-Análise do título e o que esperam encontrar no texto.

Durante a leitura:
-Leitura compartilhada, fazendo inferências em relação ao vocabulário do texto;
-Comentários sobre o uso de expressões populares como “estômago de avestruz” e “enfiar a cabeça num buraco como um avestruz”;
-Constatar a presença das linguagens formal e informal no texto;
-Verificar a presença do humor como recurso da linguagem.

Depois da leitura:
-Características da tipologia e do gênero (crônica narrativa);
-Questionar os alunos sobre que parte mais gostaram do texto e se o final foi o esperado;
-Pesquisa interdisciplinar em conjunto com Ciências e Geografia (como vivem e se há algum lugar específico no Brasil - criadouros);
-Reconto oral com registro dos fatos feito pelo professor na lousa;
-Reescrita em duplas para avaliar a estrutura do texto e a gramática.
-Digitar um dos textos, com todos os erros, e usar o data show para fazer a correção coletiva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário